Acrilamida, Epicloridrina e Cloreto de Vinilo em Águas de Consumo Humano
29/09/2014
A directiva 98/83/CE do conselho de 3 de Novembro de 1998, relativa à qualidade da água destinada ao consumo humano indica na parte B do anexo I, os parâmetros químicos acrilamida e epicloridrina.
A acrilamidada é usada como coagulante no tratamento de águas de consumo humano. parâmetro possui efeitos tóxicos no sistema nervoso tal como na fertilidade
A epicloridrina é um dos componente de plásticos, nomeadamente de resinas epoxi, usadas em sistemas de distribuição de águas. Este parâmetro encontra-se classificada como potencial carcinogénio por várias agências internacionais na área da investigação em saúde.
O cloreto de vinilo é também um componente presente em plásticos, especialmente PVC. É também um produto de degradação de tricloroeteno e tetracloroeteno em condições anaeróbias. De acordo com o ICAR (International Agency for the Research on Cancer) pertence ao grupo 1 de carcinogénios, aumentando o risco de surgimento de tumores (Anginosarcoma, tumores no cérebro e pulmões, tumores linfátios, entre outros).
Os laboratórios ALS Life Sciences aplicam métodos específicos de análise para a determinação destes parâmetros em águas de consumo humano, send esta uma tarefa desafiante aos laboratórios, dado o seu baixo peso molecular e elevada polaridade, dos compostos referidos.
Acrilamida: LC/MS/MS
Epicloridrina: GC/MS/MS
Cloreto Vinilo: HS-GC/MS
A ALS Life Sciences é capaz de determinar estes 3 poluentes de forma rigorosa e precisa com os limites de quantificação 0.05 µg/L, 0.1 µg/L e 0.5 µg/L, respectivamente.
Para mais informação (volume de amostra, frascos de acondicionamento, logística), não hesite em nos contactar (info.pt@alsglobal.com).