Risco zoonótico | Seja um agente no controlo da gripe aviária em bovinos leiteiros
18/07/2024
A 25 de Março os serviços oficiais Americanos declararam o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) detetado em bovinos leiteiros.
Esta situação tem evoluído rapidamente, pois o vírus foi detetado em 13 estados e em cerca de 150 explorações – o que suporta a hipótese de existir transmissão entre bovinos.
O risco zoonótico é também uma preocupação, tendo sido registados até à data 4 casos de infeção em trabalhadores destas explorações, com sintomas leves. Os bovinos afetados apresentaram um quadro clínico caracterizado por letargia, diminuição da produção leiteira e alterações das características do leite (espessamento, semelhante ao colostro), diminuição da ingestão de alimento, febre e desidratação.
O vírus foi já detetado em leite não-pasteurizado, em zaragatoas nasais e em tecidos de animais infetados.
O cumprimento das boas práticas de biossegurança nas explorações, bem como a vigilância atenta dos efetivos são muito importantes para permitir uma deteção o mais precoce possível de qualquer suspeita de infeção por vírus da Gripe Aviária.
A ALS realiza provas rápidas e fiáveis para a deteção destes vírus e dispõe de técnicos experientes que o podem aconselhar.
Teste com a ALS
e seja um agente no controlo da gripe aviária!
Contacte-nos através de
Ligados.a.Si@alsglobal.com