Últimas notícias

Retirada do mercado de medicamentos veterinários que contêm óxido de zinco

15/07/2022

A 26 de junho de 2017, a Comissão Europeia adotou a decisão de retirar as Autorizações de Introdução no Mercado (AIM) de medicamentos veterinários que contêm óxido de zinco para administração oral a espécies produtoras de alimento para consumo humano.

O Comité dos Medicamentos para Uso Veterinário (CVMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), concluiu que a relação benefício-risco global dos medicamentos veterinários que contêm óxido de zinco para administração oral a suínos é negativa, pois os benefícios do óxido de zinco na prevenção da diarreia em suínos não são superiores aos riscos para o ambiente.

O CVMP reconheceu ainda que existe um risco de co-seleção para resistência (a seleção de múltiplos genes de resistência antimicrobiana por um agente antimicrobiano) associado à utilização de óxido de zinco, apesar de esse risco não ser quantificável de momento.

Os 3 medicamentos autorizados em Portugal já não podem ser receitados e tendo em conta o RCMV dos Medicamentos Veterinários em questão que estabelecem 14 dias de tratamento, os alimentos medicamentosos com estes medicamentos veterinários podem ser utilizados até 15 de julho (último dia de tratamento).

Esta medida constitui uma mudança de paradigma na suinicultura e os procedimentos de biossegurança, o apuramento do maneio nutricional e um uso consciente dos antibióticos ganham ainda maior preponderância. Desta forma, o diagnóstico correto e preciso assume um lugar de maior importância e o estreitamento de relações entre os técnicos presentes no campo e a equipa veterinária de laboratório é vital.

Na ALS contamos com uma equipa experiente e capaz de lhe proporcionar a orientação e a interpretação necessária no sentido de tomar as melhores decisões.

 

Encontramo-nos mais próximos dos nossos clientes

para satisfazer as suas necessidades, em Portugal e no Mundo.

 

Contacte-nos através de

ligados.a.si@alsglobal.com