Proteger a saúde de todos | Deteção de alergénio coco
27/02/2024
As alergias e intolerâncias alimentares representam um problema de saúde emergente cuja incidência tem vindo a aumentar nos últimos anos.
De acordo com o regulamento 1169/2011 do Parlamento Europeu, os 14 alergénios considerados os principais causadores de alergias alimentares são: cereais que contêm glúten, crustáceos, ovos, peixes, amendoim, soja, leite, frutos de casca rija, aipo, mostarda, sementes de sésamo, sulfitos, tremoço e moluscos. Embora o coco não esteja entre os principais alergénios com rotulagem obrigatória, a sua especificação nos rótulos dos alimentos continua a ser importante por razões de informação e segurança, especialmente para pessoas com alergias ou sensibilidades.
Em algumas situações mesmo quantidades muito reduzidas de um alergénio podem ser suficientes para provocar uma reação alérgica grave. Neste contexto, o desenvolvimento de ferramentas analíticas, como o PCR em tempo real, tem ganho especial relevância uma vez que permite a deteção específica e sensível da presença de alergénios, mesmo em produtos com diferentes tipos de processamento e composição.
A ALS oferece um vasta gama de métodos moleculares para deteção de diferentes alergénios.
Os painéis de métodos acreditados atualmente disponíveis incluem deteção por PCR em tempo real dos Alergénios de Crustáceos, Peixe, Aipo, Soja, Mostarda, Tremoço e dos diferentes frutos de Casca Rija.
Recentemente adicionámos a este painel o método de Deteção de Alergénio Coco por PCR em Tempo Real.
Teste com a ALS
e garanta a sáude e direito à informação de todos!
Contacte-nos através de
Ligados.a.Si@alsglobal.com