Portugal recupera o estatuto de país livre de gripe aviária
22/06/2022
Portugal recuperou o estatuto de país livre de gripe aviária de alta patogenicidade (HPAI), após ter somado 14 focos de infeção em animais de produção e 6 focos detetados em animais selvagens.
O primeiro foco foi detetado a 30 de novembro de 2021 em Palmela, distrito de Setúbal. Foram ainda afetados por esta doença de declaração obrigatória, os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Beja, Évora, Porto e Faro, contabilizando este último o mais recente foco, confirmado a 15 de março. Todos os focos detetados revelaram a presença da estirpe H5N1 de alta virulência.
O documento que valida oficialmente este estatuto atribuído a Portugal detalha que as medidas de controlo implementadas incluem a limpeza e desinfeção das explorações afetadas, a vigilância de explorações avícolas nos arredores dos focos de infeção e que estão em vigor programas de consciencialização sobre esta doença. Tratando-se de uma doença fulminantemente fatal, que revela sinais clínicos inespecíficos, estão estabelecidos programas de epidemiovigilância nas várias espécies de produção avícola e aves de caça.
Com uma consolidada experiência no setor avícola, a ALS pode ajudá-lo através dos serviços de consultoria veterinária, dispondo também de testes serológicos e em Real-Time PCR para esta e muitas outras patologias avícolas.
Encontramo-nos mais próximos dos nossos clientes
para satisfazer as suas necessidades, em Portugal e no Mundo.
Contacte-nos através de