Poluentes orgânicos persistentes | Proteja a saúde humana e o ambiente
16/01/2024
A libertação contínua de poluentes orgânicos persistentes (POP) para o ambiente constitui uma grande preocupação. Essas substâncias químicas propagam-se para longe das suas fontes, persistem no ambiente, são bioacumuláveis através da rede alimentar e podem pôr em risco a saúde humana e o ambiente.
É necessário adotar medidas suplementares para a proteção da saúde humana e do ambiente contra esses poluentes.
O material acumulado que consista em POP, ou que os contenha, obsoleto ou gerido de forma descuidada, pode representar riscos graves para o ambiente e a saúde humana, devido, por exemplo, à contaminação dos solos e das águas de superfície. O material acumulado que consista em substâncias proibidas, ou que as contenha, deverá ser tratado como resíduos.
De acordo com a legislação, os produtores e os detentores de resíduos devem evitar a contaminação desses resíduos com substâncias indicadas na legislação. Não obstante, os resíduos que consistam em qualquer das substâncias enumeradas na legislação, que as contenham ou que estejam por elas contaminados, devem ser eliminados ou valorizados, de uma forma que garanta que o teor de POP seja destruído ou irreversivelmente transformado, de modo a que os resíduos e as libertações remanescentes não apresentem características de POP.
Os laboratórios ALS têm capacidade analítica.
Teste com a ALS
e proteja a saúde humana e o ambiente
Contacte-nos através de
Ligados.a.Si@alsglobal.com