Pesquisa de Clostridium Botulinum por RT-PCR | Garanta a saúde de todos
19/09/2023
O Clostridium botulinum é uma bactéria Gram-positiva e anaeróbia que se encontra ubíqua no ambiente. São conhecidos sete serotipos diferentes de neurotoxinas botulínicas, BoNTs, (tipo A a G) e quatro deles (A, B, E e F ) causam o botulismo humano.
O botulismo de origem alimentar ocorre quando a C. botulinum cresce e produz toxinas nos alimentos antes do seu consumo. O crescimento desta bactéria e a formação de neurotoxinas associadas ocorrem em alimentos incorretamente processados e em produtos com baixo teor de oxigénio e certas combinações de temperatura de armazenamento e parâmetros de conservação.
A toxina botulínica foi encontrada numa variedade de alimentos, incluindo vegetais conservados com baixo teor de ácido (como feijão verde, espinafres, cogumelos e beterraba), peixe (incluindo atum enlatado, peixe fermentado, salgado e fumado) e produtos à base de carne (como fiambre e salsichas).
De forma a responder às necessidades atuais a ALS desenvolveu e implementou um método de Pesquisa de Clostridium botulinum (tipos A, B, E, F) pela Técnica de Real Time PCR. A metodologia implementada já se encontra no âmbito da acreditação.
Garanta a saúde de todos. Teste com a ALS!
Contacte-nos através de
Ligados.a.Si@alsglobal.com