Monitorização da Qualidade das Areias Balneares
09/07/2021
A qualidade ambiental das praias assume uma importância bastante significativa nos critérios de escolha de destino turístico.
Diariamente as areias são frequentemente contaminadas com lixo, dejetos de animais, derrames e descargas nas águas.
A atual Diretiva 2006/7/EC defende toda uma estrutura de proteção da qualidade da água balnear e zona envolvente por forma a garantir a saúde dos seus utilizadores.
Também a Organização Mundial de Saúde no guia “Guidelines for safe recreational waters Volume 1 - Coastal and fresh waters” (publicado em 2003) exprime a preocupação com a qualidade das areias da praia por estas poderem constituir um reservatório de agentes de infecção, sobretudo em zonas balneares onde a utilização da areia apresenta maior relevância.
Os laboratórios ALS em Portugal têm disponível a determinação dos seguintes parâmetros microbiológicos e micológicos para a monitorização da qualidade das areias da praia.
*VMR (Valores máximos recomendados); VMA (Valores máximos aceitáveis) Tabela1 - Valores máximos recomendados e valores máximos admissíveis, baseados no relatório final “Qualidade Microbiológica de Areias de Praia”, 2008, Associação Bandeira Azul da Europa
Veja aqui o vídeo do procedimento de colheita de amostras em Areias Balneares
Vamos garantir a qualidade nas areias!
Contacte-nos através de