Conservantes em cosméticos
04/10/2022
Um conservante é um ingrediente natural ou sintético, cuja função é inibir o crescimento de microrganismos no produto, conservando-o livre de deteriorações causadas por bactérias, fungos e leveduras.
O primeiro aspeto a ser considerado na escolha do conservante é a regulamentação do uso de substâncias de ação conservante permitidas no REGULAMENTO (CE) Nº 1223/2009 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 30 de Novembro de 2009 relativo aos produtos cosméticos.
Os conservantes asseguram que, os cosméticos e os produtos de higiene pessoal, mantêm-se inalterados durante o seu período de utilização pelos consumidores. Devem ser submetidos a uma avaliação rigorosa, com inclusão de avaliações de segurança e ensaios de qualidade, a fim de garantir que os conservantes são seguros para uso.
Sem conservantes, os produtos cosméticos podem ser contaminados levando à deterioração do produto, é importante considerar aqui sua composição química, embalagem e o processo de fabricação.
A contaminação microbiana dos produtos, sobretudo dos aplicados em torno dos olhos e sobre a pele, pode provocar irritações ou infeções, os conservantes ajudam a prevenir tais problemas.
A eficácia do sistema conservante só pode ser garantida através de Challenge Test.
Os laboratórios ALS estão capacitados para realização de testes de eficácia da proteção antimicrobiana (Challenge Test), pesquisa e quantificação de conservantes, controlo da qualidade microbiológico e físico-químico, entre outros.
Encontramo-nos mais próximos dos nossos clientes para satisfazer as suas necessidades, em Portugal e no Mundo.
Para saber de que forma o podemos ajudar,
contacte-nos através de